#12 | Você está disposto a ARRISCAR o FUTURO do seu negócio? 😨
- Kaká Ribeiro | KK Store Design

- 5 de nov.
- 3 min de leitura
Oi, querido(a)! 💛
Você é daqueles que acredita que lotar prateleiras é o segredo para o sucesso no varejo? Então é hora de repensar essa mentalidade!
No mundo digitalizado em que vivemos, a presença online é mais importante do que nunca. Com 70% dos brasileiros conectados à internet, é essencial entender que a estratégia de "quem tem produtos na loja é rei" já não se aplica mais. E se você deseja se destacar em meio à concorrência acirrada e evitar ser engolido pelos gigantes do mercado, é hora de repensar suas estratégias de venda.
E não se preocupe, é para isso que estamos aqui! Cola com a KK que eu te ajudo 😉✨ E pra isso, eu vou contar como transformamos uma loja de moda masculina lá em Imperatriz, no Maranhão.
VENDAS ESTAGNADAS 📉
O Darlan, dono da loja Maruna, estava incomodado e entendeu que algo precisava mudar, mas não sabia exatamente o quê. Presentes no mercado desde 2012, a Maruna contava com uma grande quantidade de produtos, e a loja buscava se reinventar para solucionar uma das maiores dores dos empreendedores: as vendas estagnadas. Diante dessa necessidade ele nos encontrou, e começamos então a transformação na Maruna.
Eu e minha equipe maravilhosa do KK Store Design encontramos alguns pontos cruciais de mudança: o atendimento e a exposição dos produtos.
A loja possuía balcões de venda assistida, que dependiam exclusivamente de vendedores para fazer a venda acontecer. Então nós adotamos estratégias de visual merchandising e sinalização para fazer a loja se comunicar com o cliente sozinha, em dias muito movimentados; sem abrir mão de pontos de atendimento estratégicos, onde a equipe da Maruna pode oferecer um atendimento personalizado e envolvente que gera conexão genuína com o cliente da loja.
A iluminação é um elemento de composição que faz extrema diferença no varejo e no caso da Maruna não foi diferente. Além do seu posicionamento funcional, fizemos um desenho em formato de seta que direciona o trajeto do cliente até o fim da loja, despertando a curiosidade e indicando a jornada de compra.

A reconfiguração da disposição dos produtos era ESSENCIAL para transformar a experiência de compra e aumentar o faturamento da Maruna. Criamos áreas de destaque para os itens mais populares e introduzimos elementos visuais para cativar a atenção dos clientes.

Um dos produtos mais vendidos na Maruna eram os chinelos. Portanto, estrategicamente, colocamos a exposição dos mesmos para o final da loja, fazendo com que o cliente percorra toda a extensão do ponto, aumentando com isso a oportunidade de venda de outros produtos.
Além disso, os espaços instagramáveis onde os clientes podiam tirar fotos e compartilhar suas experiências nas redes sociais, foram fundamentais para aumentar o alcance da loja.
O resultado dessa parceria não poderia ser melhor 🤩 Com as mudanças implementadas, a Maruna viu seu faturamento dobrar em um curto período de tempo. E o mais importante, o Darlan viu sua base de clientes fiéis crescer à medida que sua loja se tornava um destino certo para moda masculina em Imperatriz.
Esse projeto inspirador é um lembrete poderoso de que, com determinação e orientação adequada, é possível alcançar o sucesso no competitivo mundo do varejo.
Por hoje é só! Nos vemos na próxima segunda 😉















