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#2 | VAREJO PDV x VAREJO de EXPERIÊNCIA: o que muda para a sua loja? 🤔

  • Foto do escritor: Kaká Ribeiro | KK Store Design
    Kaká Ribeiro | KK Store Design
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura

Oi, querido(a)! 🤩


Você já notou as mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos? A palavra do ano para 2024 é RESSIGNIFICAÇÃO! E se você não sabe como isso afeta a sua loja, pegue o seu cafézinho e vem comigo que eu explico, porque o KK News de hoje é pra você que quer ter mudanças REAIS na sua loja.


O que fazer quando ⅔ dos nossos consumidores preferem comprar online? 💻


Pesquisas recentes apontam que 2/3 dos consumidores preferem comprar online por facilidade, conveniência e preço.

Nosso papel como loja está mudando, e precisamos entender que hoje precisamos fazer o cliente QUERER ir até a nossa loja. E é aqui que percebemos a diferença crucial entre uma loja comum e uma loja que ressignificou seu papel no varejo.


Enquanto as lojas que usam produtos em gôndolas e enchem o PDV de mercadorias geralmente são locais sem estratégia e que não visam a conexão com o cliente; as lojas que focam em experiência do consumidor se destacam nos seguintes aspectos:


☕ Ambientes sensoriais


Cafézinho, cheiro, música, uma ambientação que encha os olhos e um layout estratégico pensado na jornada do cliente. A experiência começa no momento em que ele pisa na sua loja, e cada detalhe conta na jornada do cliente.


Foto por Devin Avery em Unsplash
Foto por Devin Avery em Unsplash

✨ Serviços diferenciados


É essencial oferecer serviços que vão além da simples transação comercial. Na última conferência da NRF, vimos exemplos de marcas que proporcionam experiências únicas e completas para seus clientes, alinhadas aos propósitos das empresas, como a Petco - que criou uma ambientação pensada no bem-estar do pet e dos donos.


Imagem: Reprodução Petco
Imagem: Reprodução Petco

Se você não tem um propósito além da venda, é hora de repensar sua estratégia de marca. Vender é o propósito de toda loja, mas o que te define além disso, o que você busca solucionar no mundo? Aplique seu propósito, seu motivo de existir, em cada pedaço da experiência do seu cliente.


🛍️Diminuir a Fricção


Ambientes abarrotados de produtos, desorganizados e com caixas espalhadas para todo lado afastam os clientes - que cada vez mais buscam praticidade e conforto. É hora de promover uma curadoria assertiva, entregar soluções e repensar o layout das lojas; oferecendo opções de autoatendimento e tornar o processo de pagamento mais fluido.


Projeto feito pelo KK Store Design, meu estúdio de arquitetura e design especializado em varejo.
Projeto feito pelo KK Store Design, meu estúdio de arquitetura e design especializado em varejo.

📺 Retail media


Você pode utilizar o espaço da sua loja para promover (ou vender) a exposição de outras marcas, gerando monetização para o seu negócio. Mas atenção! É preciso ter cuidado para não criar ruídos de comunicação entre sua marca e o que você vende. Telas e TVs podem ser utilizadas de forma estratégica para essa finalidade, pois você pode deixar anúncios rodando sem atrapalhar a circulação da sua loja.


Seja uma loja que vende a experiência. No varejo atual, as pessoas procuram mais do que simples produtos.


Espero que as dicas de hoje te ajudem a entender o novo varejo 💡


E se você quer aprender mais, confira este vídeo no meu canal do YouTube!



Por hoje é só, obrigada pela leitura. Nos vemos na próxima segunda! 💛

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